Meditações


Não desvie do caminho

Olá, leitores do Blog Apologia Doutrinária!!
Vamos meditar um pouco?

“Quando te desviares para esquerda ou quando te desviares para direita, ouvirás uma Palavra atrás de ti dizendo: Este e o caminho andai por ele” Isaías 30:21.
Cada novo dia que temos a oportunidade de viver, através da misericórdia de Deus, isso traz consigo uma série de responsabilidades e novas decisões.  Deparamos-nos com  situações em que as escolhas devem ser feitas da melhor maneira possível, mas infelizmente por causa do mundo corrupto em que vivemos, a maioria dessas escolhas são feitas de maneira errada. Nós gostamos de pegar atalhos, nós gostamos de ir pelo caminho mais fácil mesmo que saibamos que isso pode dar errado.
 A Palavra do Senhor nos diz que sempre há dois caminhos pelos quais devemos escolher:  "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência".  Deuteronômio 30.19.

O mais interessante em tudo isso, é que Deus nos diz qual o caminho certo, como vimos no verso acima. Infelizmente tendemos a escolher o lado que Deus não indicou e todas as vezes que fazemos isso acabamos nos machucando. Todas as vezes que fazemos essas escolhas erradas, vamos tão longe que as pessoas passam a não mais acreditar em nós, porém o verso que introduz essa meditação nos deixa uma grande promessa: Nos diz que mesmo que nos desviemos Deus estará sempre ao nosso ouvido dizendo o caminho a seguir.
Você  se desviou dos caminhos de Deus? Está se desviando? Pare nesse momento e ouça a voz do Criador do Universo chamar por você e dizer: ”...Este é o caminho andai por ele” . Siga o caminho que o Mestre lhe diz e certamente não terminará machucado, pelo contrário, será muito Feliz! “...escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência". 

Um forte abraço!!

Anderson Carvalho- Licenciando em Filosofia – UFPA, Moderador do blog www.saberaberto.blogspot.com e da seção de Meditações do Apologia Doutrinária.

 ___________________________________________
Nove entre Dez... eles decidirão o seu futuro

Romanos 12:2 “...Mas transformai-vos pela renovação de vossa mente...”
Olá. Leitores do Blog Apologia Doutrinária!
Hoje vamos meditar alguns minutos em algo de extrema importância para a nossa vida, tanto material quanto espiritual, os hábitos.
O Livro do Senhor nos traz muitos conselhos para a formação de hábitos corretos na vida, pois o nosso Pai Celeste sabe o quanto os hábitos são decisivos para a Salvação ou para Perdição, Ele sabe que uma vez formado o hábito se torna como uma cadeia de ferro em que se libertar é quase impossível.
É nosso dever pôr regras em nossos costumes, ao levantar devemos se necessário manter uma agenda em que anotemos o que devemos fazer durante o dia, pois Deus é o Deus de ordem, não devemos estar frequentemente trocando as horas da noite pelas horas do dia, não devemos colocar nossa saúde em risco por causa de maus hábitos alimentares.
Se não aprendermos a observar regras quanto à formação dos hábitos estes podem degradar as mais altas faculdades mentais, levando o ser humano a se tornar cada dia mais insensível a voz de Deus, devemos então cultivar bons hábitos desde a infância, pois uma vez formados eles enraízam no caráter influenciando toda a vida, inclusive o nosso futuro ao lado de Jesus. Que possamos pela graça de Deus aprender a criar hábitos saudáveis e fazer oposição aos que são maus. Lembremos que a faculdade de dominar-se se desenvolve pelo exercício continuo e pela submissão de nossas vontades a vontade de Deus e que nove entre dez vezes os hábitos decidirão o nosso futuro.
 Anderson Carvalho.
___________________________________________
Um Convite Especial 

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” (Isaías 1.18)
Escarlate (do Persa: säqirlāt) é um tom de vermelho com uma matiz a pender para a cor laranja. É mais vermelho que a cor vermelhão.

Carmesim é um tom de vermelho forte, brilhante e profundo.

Queridos leitores os nossos pecados estão todos os dias à nossa frente, somos atormentados por sentimentos de culpa, lembramos constantemente do erros que cometemos, que chegamos a achar que não temos mais chance de viver ao  lado de Deus.
Ao olhar a nossa vida nos sentimos tão impuros, que acreditamos que não podemos achar o caminho de volta para os braços de Cristo, ou que Ele não pode mais nos perdoar. Essas nossas idéias são reforçadas por Satanás. Constantemente o Adversário de nossas almas está querendo colocar em nossa mente que não temos mais jeito, que somos um caso sem volta, que já estamos perdidos.
Porém a Palavra de Deus nos diz que podemos nos achegar a Deus do jeito que estamos. As Santas Escrituras mostram que Jesus está ansioso por nos receber em Seus braços.
No versículo que introduz essa meditação encontramos um convite gracioso de Deus para todos os seres humanos. O texto é claro ao dizer que os nossos pecados podem deixar a nossa vida manchada com o vermelho mais intenso, porém Deus pode tornar nossa vida branca como a lã.
E mais, o Próprio Deus além de apagar os nossos pecados, Ele também esquece, não que Ele sofra de amnésia, mas por amor a nós Ele os esquece. Veja o que o Livro do Senhor nos diz:
"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." Isaías 43: 25
Deus neste momento está nos convidando ao arrependimento, Ele está querendo nos perdoar por todos os erros que já cometemos. Não lembrar os erros do passado, não ficar se martirizando por causa do sentimento de culpa. Ele quer nos dar a Paz que vem das mansões. Que possamos aceitar o convite gracioso de Deus.

Um forte Abraço,

Anderson Carvalho
___________________________________________
Prepare-se!

“...prepara-te, ó Israel para te encontrares com teu Deus.” (Amós 4:12)
 Durante muito tempo, a primeira vinda de Jesus foi anunciada de maneira muito viva pelos seus servos, os profetas. O Salvador viria para levar sobre si todos os nossos pecados, para dar fim à maldição do pecado, para vencer de uma vez por todas o inimigo de nossas almas.
Nos primeiros anos, a promessa da primeira vinda de Jesus se manteve intensa e animada, todos estavam ansiosos pelo grande acontecimento, as mulheres sentiam o desejo que do seu ventre nascesse o Salvador do universo, porém os anos foram passando e Jesus não nascia, a grande promessa foi sendo esquecida, principalmente por aqueles que deveriam mantê-la viva.
“As novas do nascimento de Jesus e o seu maravilhoso significado tinham sido amplamente divulgados, todavia  Jerusalém não estava preparada para receber o Redentor” (O Desejado de Todas as Nações, P.23)

O grande dia chegou, O Rei dos Reis se fez menino, em Belém nasceu o Salvador, contudo muitos foram apanhados de surpresa. O nascimento do Rei do Universo passou despercebido aos olhos de grande parte do povo de Deus.
Passaram se os anos e Jesus subiu ao céu, porém deixou nos outra promessa: “...Voltarei e vos receberei para Mim mesmo...”(João14:3), entretanto o que aconteceu no passado se repete agora, a promessa da segunda vinda de Jesus a cada dia vai sendo esquecida pelo mundo. Muitos preferem acreditar no fim do mundo através de catástrofes do que em um futuro feliz a lado de Deus. O pior de tudo isso é que muitos dentro do povo de Deus não alimentam dentro de si a promessa clara da volta de Jesus.
O grande dia da volta do Criador se aproxima e muitos também não estarão preparados assim como aqueles que não estavam preparados na primeira vinda, para eles o dia da volta de Jesus vai ser de choro e não de alegria. Que dentro desses muitos não esteja eu e nem você. Que possamos nos preparar diariamente para nos encontrar com o Senhor nos ares.
É hora de se preparar: “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de  vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora, mais perto do que quando no principio cremos.” (Romanos 13:11)

Forte abraço!
Anderson Carvalho
___________________________________________
A resposta para a demora da volta de Jesus

Olá, Leitores do Blog Apologia Doutrinária!

Vamos meditar um pouco. 

Quantas vezes durante o dia olhamos ao nosso redor e vemos os males que estão acontecendo a todo o momento, crianças, mulheres e idosos são violentados, pessoas são assassinadas a sangue frio, ataques terroristas matam milhares, catástrofes naturais arrasam continentes deixando um rastro de morte, o medo pelas coisas que ainda podem acontecer aumenta em cada ser humano.

Para muitos que depositam sua confiança no Ser Superior, o Deus Criador e Salvador, fica o questionamento: Porque Jesus não volta e acaba logo com tudo isso? Porque o final feliz está demorando? Talvez você que está lendo essa meditação tenha esses mesmos pensamentos.
Nossos avós e nossos pais já falavam da volta de Jesus e até agora nada dessa volta acontecer. A Palavra de Deus destaca a eminente volta do Salvador do Mundo: “Eis que venho sem demora”, “Porque ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará”. (Hb 10,35 e 37). Então qual a razão dessa suposta demora?
Você já parou para pensar que eu e você talvez sejamos os responsáveis pela demora na volta de Jesus? Talvez Deus esteja demorando por nossa causa. Vamos refletir um pouco nos próximos parágrafos.
Em que grau está a minha e a sua comunhão com Deus? De 0 a 10 em leitura da Bíblia, qual nota nós daríamos a nós mesmos? Quanto tempo do nosso dia estamos dedicando a Deus? Será que pra mim e pra você a volta de Jesus vai ser um dia de alegria ou de choro? Porque eu que acabei de escrever isso e você que acabou de ler ficamos em dúvida quanto á ultima pergunta?
A Bíblia é clara quanto a volta de Jesus, veja:
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenham por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. (2 Pedro 3:9).
Deus está esperando o nosso compromisso, o nosso arrependimento, a nossa consagração para que ELE possa voltar. Não atrase a volta de Jesus!
Depois dessa leitura é hora de ficar de joelhos, (se for possível) e falar com o criador sobre as suas dificuldades, sobre as suas lutas, sobre as suas provações, é hora de buscá-lo enquanto pode ser achado através da leitura da Bíblia e da Oração. É hora de apressarmos a volta do nosso Salvador! Herdeiro do reino, não queira dormir.

Fiquem com Deus

Atenciosamente;

 Anderson Carvalho
 ___________________________________________
Decisões
 
“O que você quer? Peça e Eu lhe darei. (1 Reis 3:5, Bíblia Viva)

Desde o momento em que nos levantamos até o fim do dia, milhares de escolhas são feitas. Muitas delas não estão relacionadas ao conceito de certo e errado. Exemplo: O que vou comer em meu café da manhã? Que roupa vou usar hoje? Filipe ou Marcelo? Bia ou Mariana? Vou caminhar no parque ou vou ao shopping? Vou jogar futebol ou vou assistir filmes com meus amigos? Considere, na hora de comprar, a variedade de produtos à sua disposição: você tem 36 tipos de cremes dentais, 100 marcas de iogurtes, milhares de DVDs, 200 tipos de celulares...
Outras escolhas terão que ser feitas com mais calma! São aquelas que têm impacto e consequências em nosso futuro: Que curso vou fazer: fisioterapia, medicina ou comunicação? Que emprego vou aceitar? Com quem vou me casar? Onde vamos morar? Que impacto essa escolha terá em minha vida a curto prazo? E a longo prazo? E sobre aqueles que dependem de mim?
Ninguém ignora a importância de uma escolha, porque quando alguém está dizendo “sim” para uma coisa, está dizendo “não” para muitas outras. E as escolhas mais difíceis não são entre o bom e o ruim, mas entre o bom e o melhor.
Podemos fazer algumas escolhas erradas e sobreviver: escolher o trabalho errado, a cidade errada onde morar, o carro errado e até o cônjuge errado (o que seria um desastre).
Antes de escolher, procure levar em conta alguns itens:
1. Não adie a escolha. Há pessoas que costumam adiar ao máximo a tomada de decisões. Vão além do tempo regulamentar e da prorrogação. A indecisão crônica desgasta não somente o indeciso, mas também aqueles que o cercam ou dependem dele.

2. Veja as circunstâncias. Aceite que não há coincidências. Deus está no controle de sua vida e usa cada incidente para dirigir e orientar seus passos. Às vezes, um telefonema, um dinheiro que surge, uma breve conversa informal podem servir de indicação da escolha a ser tomada.

3. Busque conselho. Não despreze a sabedoria dos mais experientes. Pais, professores, líderes, amigos que torcem por você podem ajudar muito. Quem sabe já enfrentaram a mesma situação antes e podem dar uma palavra de conselho.
A atitude de entrega e submissão nos dará tranquilidade e confiança no Deus que diz: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; Eu o aconselharei e cuidarei de você” (Sl 32:8).

Lauro Costa