Deus se arrepende? Se sim, isso é um problema! (A Doutrina de Deus)

“Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.” (Gênesis 6:6)“Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda.” (I Samuel 15:11)“Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.” (Jonas 3:10). Qualquer um leitor da Bíblia que chega a passagens como essas, que declaram que Deus se arrependeu, e depois passar em textos como esses...:
Números 23:19:“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” I Samuel 15:29:“Também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende, por quanto não é homem para que se arrependa.” E Salmos 110:4:“Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”
Que afirmam ser impossível que Deus se arrependa, pensará que existe contradição na Palavra de Deus quanto ao arrependimento divino. Com a finalidade de dissipar essa dúvida e para que estas declarações aparentemente conflitantes sejam esclarecidas, precisamos primeiramente entender... 
O Que é Arrependimento?
Os nossos dicionários definem como sendo "sentimento de tristeza, ou lamentação." De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "arrependimento é sinônimo de compunção, contrição. Insatisfação causada por violação da lei ou de conduta moral e que resulta na livre aceitação do castigo e na disposição de evitar futuras violações."
Porém, a palavra no original hebraico e grego tem uma conotação muito mais ampla por significar mais do que lamentar e sentir tristeza pelo pecado. Também significa "mudar ou voltar-se". A Palavra indica que deve haver uma completa mudança no indivíduo. Pedro mostrou com seu arrependimento que estava disposto a transformar sua vida, a seguir uma nova direção. De outro lado, Judas entristeceu-se, sentiu remorso, mas não se arrependeu.
“Como um termo teológico, Arrependimento é o ato de abandonar o pecado, aceitando a graciosa dádiva da salvação de Deus, entrando para o companheirismo com Ele. Arrependimento evangélico tem sido definido como mudança de pensamento, que leva a novo modo de agir. Em outras palavras, é a revolta consciente e definitiva do homem contra seu próprio pecado.” Pedro Apolinário (professor de Grego e Crítica Textual no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia)
Arrependimento significa tornar-se outra pessoa. "Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus". Mateus18:3.


Arrependimento no Velho Testamento
No hebraico são encontrados dois vocábulos para expressar a idéia de arrependimento. O primeiro corresponde ao grego metamélomai,  é o arrependimento de Deus. As seguintes passagens confirmam a sua existência. Gênesis 6: 6 e 7; Jonas 3:9 e10. (ver o topo da postagem)
Sobre este tipo de arrependimento (de Deus), veja o que este célebre professor escreveu:
“Deus não muda, é imutável em seu ser, na sua perfeição e em seus propósitos. O arrependimento divino não traz mudança do seu ser, do seu caráter, mas apenas mudança em sua maneira de tratar com os homens. O arrependimento de Deus é uma referência à alteração que se realiza na sua relação para com o homem. O exemplo dos ninivitas nos ajuda a compreender o arrependimento de Deus. A cidade não foi destruída porque o povo se arrependeu de suas más obras. Deus mudou o seu tratamento devido à mudança operada no povo. O arrependimento de Deus foi uma conseqüência do arrependimento do povo.” (Pedro Apolinário)
Na International Standard Bible Encyclopedia, vol. IV, pág. 2.558 encontramos uma explicação sobre o mesmo ponto:“...o termo hebraico para o arrependimento de Deus é onomatopaico, significa dificuldade em respirar, como gemer, suspirar, e também lamentar, magoar-se, compadecer-se e, quando a emoção é produzida pelo desejo do bem dos outros, chega a significar compaixão e simpatia; quando, porém, se refere ao próprio caráter e atos, significa lastimar, arrepender-se. A fim de adaptar a linguagem à nossa compreensão, Deus é representado como alguém que se arrepende, quando retarda as penalidades que tem de aplicar ou quando o mal a sobrevir é desviado por ter havido uma reforma genuína (Gênesis 6:6; Jonas 3:10)." 
 O segundo termo para Arrependimento no A.T. é o que corresponde ao grego metanoéo - Arrependimento do homem. A palavra significa girar, voltar ou retornar, e é aplicada quando a pessoa deixa o pecado e se volta para Deus de todo o coração.

Arrependimento no Novo Testamento
Assim como há no hebraico duas palavras, uma para expressar o arrependimento divino e outra o humano, existem também em grego duas diferentes palavras para transmitir estes dois tipos de arrependimento.
I. O verbo usado em grego para o arrependimento de Deus é metamelomaimetamélomai. Que pode ser traduzido por pesar, sentir tristeza, remorso, mudança de sentimento. Ter cuidado ou preocupação por alguém ou alguma coisa. Etimologicamente significa mudar uma preocupação por outra. Possuindo Deus caráter e atributos imutáveis Ele é perfeito, logo não pode mudar nem para melhor nem para pior. No entanto, a imutabilidade divina não consiste em agir sempre da mesma maneira. Há casos e circunstâncias que podem ser alterados. Strong nos esclarece sobre a imutabilidade de Deus:
"Deus, embora imutável, não é imóvel. Se Ele, coerentemente, segue um curso de ação segundo a justiça, Sua atitude precisa ser adaptada á toda mudança moral nos homens. A imutável santidade de Deus requer que Ele trate os ímpios diferentemente dos justos. Quando os justos se tornam ímpios, seu tratamento a respeito destes deve mudar. O sol não é volúvel ou parcial porque derrete a cera, enquanto endurece o barro; a mudança não está no sol, mas nos objetos sobre os quais brilha. A mudança no tratamento de Deus para com os homens é descrita antropomorficamente como se ocorressem mudanças no próprio Deus." (A Teologia Sistemática de Strong, pág. 124)
Percebe? A mudança não acontece no próprio Deus e sim no homem, o que vai determinar se Deus agirá com carinho ou com castigo é a ação e decidida do Ser Humano.
II. Metanoeo é o verbo usado em grego para o arrependimento do homem. Dicionários e comentários nos informam que significa:
a)     Uma mudança de mente, de pensamento
b)     Literalmente significa pensar diferentemente.
c)     Teologicamente a palavra inclui não somente mudança da mente, mas uma nova direção da vontade, propósito e atitudes.
Existe diferença entre o arrependimento de Deus e o arrependimento do homem, Ellen G. White confirma esta distinção:
"O arrependimento de Deus não é como o do homem. ‘Aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.' I Samuel 15:22. O arrependimento de Deus implica uma mudança de circunstâncias e relações. O homem pode mudar sua relação para com Deus, conformando-se com as condições sob as quais pode ser levado ao favor divino; ou pode pela sua própria ação, colocar-se fora da condição favorável, mas o Senhor é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Heb. 13:8." (Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White, pág. 630).
"O arrependimento quando referente a Deus significa uma mudança de atitude, ou um voltar atrás. Nesse sentido é que a expressão é usada em I Sam. 18:8. Deus não modifica seu propósito, porém o homem, sendo um agente moral livre, pode modificar a realização do propósito divino. O relato de Jonas sobre a destruição de Nínive nos mostra que houve uma mudança de atitude com relação a Deus, e Ele também mudou Seu procedimento, isto é, arrependeu-se do mal de que lhes ameaçara." (SDA Bible Dictionary)
A idéia principal na afirmação de que Deus se arrependeu, nada tem a ver com falhas e pecados como acontece com o homem, mas apenas a sua mágoa com o mau procedimento humano e o seu desejo de sustar o curso do mal.
Rendamos sempre graças a Deus porque no seu infinito amor ele se entristece com o nosso pecado e muda o seu tratamento, quando nos arrependemos de nossas obras más. 
Deus é imutável, mas a mutabilidade humana faz com que ele mude o seu trato para conosco.
Grande Abraço!

5 comentários:

Anderson Carvalho. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Carvalho. disse...

Muito Bom meu Pastor

Lauro Costa disse...

Grande Abraço meu nobre Professor!
É um prazer aprender com vc todos os dias de nossa amizade.
Que Deus abençõe nosso ministerio!

Anônimo disse...

Pessoal, se Deus não muda e eu crei o que el não muda, mas se ele sabe de tudo dedsde o começo pq ele não faz logo de uma forma que agente possa entender?, ele sabia que não destruiria nínive e mandou jonas dizer pra aquela gente que ele destruiria, isaso é mentir? eu sei que não mas gostaria que vcs deixassem mais claro.

Lauro Costa disse...

Ao Amigo anônimo!
Deus tem uma forma toda especial de agir com o ser humano! e na tentativa de salvá-lo ele usa de meios e formas diferentes para cada tipo de pessoa e situação... é como se ele estivesse procurando uma forma de fazer o ser humano "reagir" ao tratamento. isso não o torna mentiroso ou mutável em seu caráter. Deus em sua infinita sabedoria sabia que o único meio de salvar nínive era do geito que aconteceu, mas os ninivitas não sabiam disso! Deus não estava mentindo, se eles não se arrependessem Ele iria frear sua jornada de impiedade como fez com sodoma... bom é saber que Deus é imutável e misericordioso não é mesmo?
Grande Abraço!

Postar um comentário