De onde viemos... Para onde vamos? – (Corpo, Alma e Espírito)

Mais da metade da população do mundo está faminta neste EXATO MOMENTO. Na noite de hoje milhões de crianças irão para a cama sem jantar. Em certas partes do mundo pessoas não dormirão hoje à noite porque comeram demais, em outras partes não dormirão por causa da fome. Interessante isso né?
A população do mundo está crescendo muito. Em 1839 havia 850 milhões de habitantes no mundo. Em 1939 havia 2 bilhões e 167 milhões. Quase duplicou-se em 100 anos.  Em 1950 havia mais de 2 bilhões e 400 milhões!
Muitos países já estão super congestionados. Não há mais lugar para o povo. Quantos milhões mais o nosso mundo pode comportar?
25% da população do mundo está na China. Não há mais lugar naquele país. E outros países estão enfrentando o mesmo problema.
Às vezes esquecemos que cada uma dessas pessoas, é um indivíduo – com os mesmos sentimentos que temos. Algumas delas nasceram num lugar onde a fome não é conhecida – como a América. Um país que tem somente 6% da população do mundo, mas tem 80% dos hospitais do mundo. 71% dos carros, 48% dos rádios 34% da carne e 33% das estradas de ferro. Quem está morando aí não conhece fome. Mas não é porque seja melhor do que a pessoa que nasceu no interior da China, e não sabe o que é comer o suficiente.
Ninguém escolheu o lugar onde nasceu. Ninguém escolheu a cor de seus olhos, nem dos seus cabelos e nem a sua altura. E o que aconteceu no passado não podemos mais controlar. É somente o futuro que podemos controlar. Quão importante então ter certeza de nosso futuro, não é mesmo? (Mesmo sabendo que esta parte está servindo de introdução para o nosso tema... gostaria de abrir um parêntese e dizer que, o desejo do Deus de amor nunca foi que criancinhas morressem de fome todos os dias, “Deus não criou o mundo para ser um caos..”, Deus tem um sonho, um sonho pra você, assim como para essas pessoas também. Podemos crer que ainda assim, nessa situação Deus tem uma forma especial de consolá-las e de estar perto quando o ser humano permite. Discorreremos sobre este tema em uma outra ocasião... podemos voltar ao tema então...) O que o futuro reserva para o ser humano? Para onde vamos quando morremos?
Num armazém no sítio um velhinho fez as suas compras, e o dono do armazém embrulhou-as em jornal.
- Cuidado para não rasgar o jornal, pois ainda quero ler as notícias em casa - disse o comprador.
- Mas você não sabe ler! - foi o comentário das pessoas na loja.
- Eu não sei ler mas as minhas filhas sabem. - disse ele.
- Mas eu sei calcular - disse o velhinho - Eu sei ler os números. Quando estou viajando, sei ler uma parte das placas e setas. Sei ler a distância, quantos quilômetros são, mas não sei para onde.
Muitos, como esse velhinho do sítio, não sabem para onde vão.
Imaginemos um navio no porto de Belém - PA. Conversamos com o capitão.
- O seu navio está carregado?
- Sim, estamos com uma boa caga.
- Quando vai partir?
- Hoje à tarde às 16 hs.
- Para onde vão?
- Não sabemos. Ainda não pensamos nisso!
Seria uma coisa absurda! Mas do mesmo geito muitas pessoas neste mundo não sabem para onde vão, e nem parecem se preocupar com isso. Você já viu alguém saudável pensando no dia de sua morte? Já vi, mas muito raramente. Ninguém costuma ficar pensando no dia da morte; mas quando uma pessoa querida morre... aí sim, nos pegamos pensando no que vai acontecer apartir daquele momento. A verdade é que o ser humano não gosta da morte.
·                      Nós nos preparamos para tudo nesta vida.
·                      Preparamo-nos para a vida.
·                      Preparamo-nos para o trabalho estudando.
·                      Preparamo-nos para o casamento.
·                      Preparamo-nos para passear.
·                      Mas, esquecemo-nos de nos preparar para a morte.
Mas antes de saber para onde vamos...
É bom saber de onde nós viemos. Perguntamos: O que é o homem? A Bíblia diz que Deus formou o homem do pó da terra:
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.” Gênesis 2:7
Pergunte ao cientista em que consiste o corpo humano. Ele sem dúvida dirá que a Bíblia tem razão. O corpo humano consiste nos mesmos elementos que o pó. O corpo humano consiste em 16 elementos achados na terra. Um homem que pesa 65 quilos tem os seguintes elementos:
1.       Grafite suficiente para fazer 9.360 lápis.
2.       Fósforo suficiente para fabricar 800 mil fósforos.
3.       38 litros de água.
4.       30 reais de gordura.
5.       Tem fécula, cloreto, sulfato, sal e açúcar.
6.       Um valor total de mais ou menos 100 reais.
Foi este o homem que Deus fez? Foi mais alguma coisa! Deus fez o homem do pó da terra – mas o homem que Deus formou foi apenas um corpo. Ele não pensava ainda. O seu cérebro estava pronto para pensar, mas ele ainda não estava pensando. O sangue estava nas vejas, mas não estava circulando. O seu coração estava lá dentro do seu peito, mas ainda não havia começado a palpitar. Os seus pulmões estavam no lugar, mas o homem ainda não estava respirando. Ele tinha olhos, mas não podia ver. Tinha ouvidos, mas não podia ouvir. Tinha mãos mas, essas não estavam trabalhando! Ele tinha pés, mas ainda não estavam andando! O corpo estava ali – mas o homem não podia pensar, não podia amar – era somente um corpo, nada mais!
Mas Deus não havia terminado a Sua obra da Criação... Damos importância demais ao corpo – lavamos o corpo, alimentamos o corpo, vestimos o corpo, e às vezes até pintamos o corpo – mas não damos importância à alma!
Jesus fez uma pergunta sobre a qual todos nós devemos pensar:
"Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16:26)
Na frente de uma igreja no sul de Minas Gerais vi, na frente as palavras: "Salve a sua alma", era um convite para todos. Mas o que é a alma mesmo? O Sagrado Livro dá a resposta:
 “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.” (Gênesis 2:7)
Aqui foi o grande milagre! Deus fez algo que o homem não poderia fazer. Ele pode colocar satélites em órbita. Mas é mais fácil para o homem mandar um foguete para o espaço do que criar a vida na sua forma mais simples.
O homem não pode fazer uma semente – uma coisa tão pequena e tão simples.
Notemos o que a Bíblia disse em Gênesis 2:7. A Bíblia não diz que Deus deu uma alma ao homem. A Bíblia diz que o homem foi feito uma alma. O corpo e o espírito juntos formam uma alma. Algumas pessoas estranham quando agente diz que o ser humano não tem uma alma, ele realmente não tem, ele é uma alma. Percebeu?

Corpo + Fôlego de Vida = Alma

Às vezes fazemos confusão entre as palavras espírito e alma. São duas coisas diferentes, vejamos o que acontece na morte:
“...e o pó volte para a terra como o era (o corpo se desfaz), e o espírito (oxigênio, fôlego de vida) volte a Deus que o deu. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.” (Eclesiastes 12:7, 8 Ênfase Suprida)
“...enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus no meu nariz (o espírito), não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano.” (Jó 27:3, 4 Ênfase Suprida)
“Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito (a respiração, o fôlego, o oxigênio), e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” (Salmos 146:4 Ênfase Suprida)
 
Para tornar mais fácil, imagine uma lâmpada  (que nesse caso é o nosso corpo) na minha mão. Na outra mão tenho fios com energia (nesse caso simbolizando o poder de Deus, o fôlego de vida, o espírito). Ligando os fios na lâmpada temos luz (vida, alma vivente). Ajuntando a força com a lâmpada o resultado foi luz. Agora desligo os fios. O que tenho nas mãos? Numa mão tenho lâmpada, na outra tenho fios de energia. Para onde foi a luz (a alma)? Não foi para lugar nenhum! Não existe mais! Entendeu?
Quando um homem morre, o espírito volta para Deus que o deu – o pó volta para a terra – e a alma? Não existe mais!
Imaginemos que ao meu lado esquerdo há um monte de pregos. Ao meu lado direito há algumas tábuas. Usando as tábuas e os pregos posso fazer uma caixa. Depois, tirando os pregos, desmancho a caixa. Coloco os pregos ao lado esquerdo, novamente, e as tábuas do lado direito. Para onde foi a caixa? Não há mais caixa!
O espírito volta para Deus e o pó volta à terra. E a alma? Para onde foi? Para o mesmo lugar que a luz foi quando desligamos força da lâmpada. Para o mesmo lugar que a caixa foi quando tiramos os pregos e as tábuas. A Bíblia usa esta linguagem. Foi o homem que fez a confusão.

Notamos que a Bíblia chama pessoas de almas – é o conjunto de corpo e espírito. Eis alguns exemplos:
“Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas (pessoas) que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.” (Gênesis 12:5)
“Naquele mesmo dia Josué tomou a Maqueda, e feriu-a a fio de espada, bem como a seu rei; totalmente os destruiu com as almas (todos) que nela havia, sem deixar ali nem sequer um. Fez, pois, ao rei de Maqueda como fizera ao rei de Jericó.” (Josué 10:28)
Existem centenas de exemplos como estes. O livro de Jeremias em Jeremias 2:34 fala no "sangue das almas dos pobres e necessitados".
A primeira vez que a palavra alma é usada na Bíblia encontramos em Gênesis 1:20: “E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes (A palavra alma no original aparece aqui); e voem as aves acima da terra no firmamento do céu. Notamos que não está se referindo aos seres humanos.
A alma pode cessar de existir?


“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.” (Ezequiel 18:4)
Quando o homem pecou desobedecendo a Deus, se sujeitou à morte. A maldição que ele recebeu como resultado do pecado foi:
“Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.” (Gênesis 3:19)
Mas graças a Deus este não é o fim da história.
“Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” (I Coríntios 15:13, 14, 51-53)
Ou seja, o fim da história é o seu ponto mais alto – a morte de Cristo. Ele morreu pra nos tornar incorruptíveis e eternos. A morte é apenas um sono! Mas depois dela (para os que dormiram em cristo) haverá algo tão maravilhoso como um sonho, mas não será sonho... SERÁ REAL!
Conta-se que certa vez um pastor no interior de Santa Catarina, foi chamado para visitar uma mãe desesperada. Na noite anterior o seu filho estava brincando normalmente. Naquele dia ele morreu nos braços da sua mãe. É difícil achar palavras de conforto numa hora como esta.
A mãe estava quase desanimando, chorando desesperadamente e ninguém podia confortá-la. O pastor então pegou a Bíblia e leu estas palavras:
I Tess. 4:13-17 - "Não queremos, porém, irmãos que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. "
Aquele pastor viu uma nova esperança no rosto daquela jovem mãe, existe solução para a morte, assim como para essa saudade apertada que invade o coração daqueles que já perderam alguém, Jesus está chegando!

5 comentários:

Lauro Costa disse...

Amados gostaria de deixar claro, um pouco mais... a posição da Bíblia é essa que vimos aí. se em determinadas famílias ou culturas, pessoas que ja morreram aparecerem conversando (digo isso por ja ter convivido com pessoas sinceras que acreditavam em visitas assim), seguramente não é essa pessoa e nem é um enviado de Deus, é sim um anjo do Diabo tentando enganar mais uma vez e tornar obsoleta a mensagem verdadeira!
Forte Abraço

Anônimo disse...

valew meu primo, tô gostando de ver a iniciativa... esse post me ajudou muito nos meu estudos aqui. Deus abençõa!

Francisco,BA

Lauro Costa disse...

Francisco como vc encontrou o blog? feliz em te ver por aqui. saudades de vc e sua família (e daquele peixe com caju também!! rsrss)

Anônimo disse...

tava procurando exatamente esse tema aí! coloquei no google e descobri que é teu, muito bacana.
a mãe ta perguntado quando vc vem por aqui?

Lauro Costa disse...

Pois bem, fique à vontade meu amigo.
Grande Abraço!

Postar um comentário