Pedro foi um dos papas da Igreja Católica? (Exegese de Mat. 16:18)


“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.(Mat.16:18-19)

São Mateus 16:18 tem sido considerado como um dos textos mais controvertidos do Novo Testamento. Uma das razões para isso é  porque, apelando para a tradição, a igreja de Roma pretende provar três coisas:
1) Pedro é a pedra fundamental do texto de Mateus.
2) Pedro foi o superior hierárquico dos Apóstolos.
3) Ele instituiu os bispos de Roma seus herdeiros. 
4) A Igreja foi fundada sobre Pedro

A dificuldade de Mat. 16:18, 19 encontra-se na interpretação correta de duas metáforas – pedra e chaves. Quem é a pedra? E o que são as chaves? 
Identificação da Pedra:
"Santo Agostinho no tratado CXXIV sobre S. João entende por esta pedra não a Pedro, mas a Cristo, em quanto confessado Deus por Pedro, como se Cristo dissera: Tu és Pedro, denominado assim da pedra, que confessaste, que sou eu, sobre a qual edificarei a minha igreja". (Antônio Pereira de Figueiredo, edição de 1857, de Lisboa, pág. 95. Ênfase suprida).
Estas palavras de um dos maiores teólogos católicos por serem muito claras dispensam comentários. Mas, mais importante que a posição deste homem é a posição da Bíblia, que por varias vezes afirma que a pedra é Cristo, veja:
O Senhor é a minha rocha, a minha FORTALEZA e o meu libertador; o meu Deus, o meu ROCHEDO, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto REFÚGIO(Salmos 18:2). Porque proclamarei o nome do Senhor; engrandecei O NOSSO DEUS. Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.(Deut.32:3 e 4).”
O Messias é descrito em Isaías 28:16 como "uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada".
O Novo Testamento apresenta a Cristo como o fundamento da igreja: 1 Cor. 10:4; Atos 4:12; Rom. 9:33; 1 Cor. 3:11; Efés. 2:20; I Pedro 2:4, 5; Mat. 21:42-44. Dicionários e Comentários também nos comprovam que Pedro, em grego "Pétros" significa um fragmento de pedra, pedra movediça, lasca da rocha; enquanto pedra, no grego "Pétra" significa rocha, massa sólida de pedra. Alguns comentaristas asseveram que o Espírito Santo orientou o apóstolo, ao redigir esta passagem para empregar duas palavras, em grego, para evitar a idéia de que Pedro fosse a pedra.
Desta sucinta explicação se conclui que Pétros não é um símbolo apropriado para um fundamento, um edifício, mas que Pétros – rocha – é um símbolo muito próprio para o fundamento estável e permanente da Igreja. Percebeu? era como se Jesus naquele texto estivesse dizendo: “Também te digo que tu és uma pedrinha pequena, minúscula, frágil; e sobre esta mesma pedra gigante, forte, grande edificarei a minha Igreja.” Sem sentido coerente! Jesus sendo a pedra tudo passa a ter sentido, “Também te digo que tu és uma pedrinha pequena, minúscula, frágil; mas sobre esta pedra gigante, forte, grande que sou eu, edificarei a minha Igreja (e você Pedro será parte desta igreja e da construção da mesma).”
A estrutura da fé cristã tem resistido, e irá resistir até o fim, porque é construída sobre um alicerce firme – o próprio Jesus Cristo.

Provas Bíblicas de que Pedro não foi Escolhido como Líder da Igreja, ou Superior Hierárquico dos Apóstolos:
a) Mateus 23:8 e 10 nos ensina que Cristo não queria que nenhum deles fosse mestre ou guia, porque esta é uma prerrogativa divina.
b) Lucas nos relata (9:46; 22:24-30), que por duas vezes se levantou entre os discípulos, o problema de quem entre eles era o primeiro. Tal problema jamais se levantaria se Cristo tivesse estabelecido a Pedro como superior a eles.
c) Se Cristo tivesse indicado a Pedro como o líder da Igreja, como o Papa, ele seria infalível em suas decisões, portanto jamais lhe aconteceria o que Lucas nos relata no seu evangelho capítulo 22:54-60 (a falha de Pedro no dia da crucifixão).
d) Sendo Pedro o dirigente seria a pessoa que enviaria outros, mas Lucas nos informa em Atos 8:14 que Pedro e João foram enviados pelos apóstolos.
f) O primeiro concílio da igreja não foi convocado e dirigido por Pedro mas por Tiago. O contexto apresentado pelo Dr. Lucas (Atos 15:13, 19) sugere que Tiago era o presidente.
g) Em Atos 15:22-29 há o relato de que a epístola enviada a Antioquia foi dirigida em nome dos apóstolos, dos presbíteros, e da igreja e não por Pedro.
h) Se Pedro fosse o líder, Paulo não poderia escrever o que se encontra em Gálatas 2:11-14, pois seria faltar à ética hierárquica. A afirmação de Paulo no verso 11 é bastante taxativa para desmoronar todo o falso edifício que o papado tem construído na base de Mateus 16:18 sobre a primazia de Pedro.
"Talvez a melhor evidência. de que Cristo não apontou a Pedro como a 'pedra' sobre a qual edificaria Sua igreja seja o fato de que nenhum dos que ouviram esta afirmação de Cristo, nem o próprio Pedro assim entendeu Suas palavras, nem durante o tempo em que Cristo esteve na Terra nem posteriormente. Houvesse Cristo feito a Pedro chefe entre os discípulos, depois disto eles não se veriam envolvidos em discussões sobre qual deles seria considerado o maior." SDABC, Vol. V pág. 431


Que Significam as Chaves?
Se as chaves são usadas para abrir e fechar, a figura indica que as chaves do Reino dos Céus, servem para abrir e fechar o Reino dos Céus.
O abrir e fechar é expresso no texto por ligar e desligar ou desatar.
As chaves, que abrem e fecham a Casa de Deus, ligam os homens à Igreja, ou dela os desligam, são os princípios dos Evangelhos, as condições da Salvação, aceitas ou rejeitadas pelos homens. Pedro abriu, com a chave da Palavra de Deus, as portas do Reino dos Céus a três mil pessoas que se converteram, Atos 2:14-41. Este privilégio não foi apenas concedido a Pedro, mas a todos os discípulos. São Mateus 18:18. 
Autoridades acatadíssimas na literatura bíblica nos ensinam que entre os rabinos "ligar e desligar" eram sinônimos de "proibir e permitir'. Esses doutores da lei se arrogavam o direito de possuir a "chave da ciência" para declarar o que era ilícito, segundo a lei de Moisés. As passagens de Mateus 23:14 e Lucas 11:52 nos esclarecem a este respeito.
Quando uma pessoa completava satisfatoriamente um curso de estudos com um rabi judeu, era costume receber ela uma chave, significando que se havia tornado bem versada na doutrina e que estava agora habilitada para abrir os segredos das coisas de Deus. As palavras de Cristo se referem a este costume.
"As chaves simbolizam a autoridade que Jesus confiou a Sua igreja para agir em Seu nome. Especificamente elas indicam as Escrituras onde Deus expõe o plano da salvação. A autoridade não é baseada numa escritura de igreja como tal, mas nas Escrituras". – Lição da Escola Sabatina, 10-1-81.
Algumas declarações bíblicas nos levam a concluir que a igreja de Deus na Terra se acha investida de grande autoridade, mas esta autoridade tem sido mal interpretada pela Igreja Católica em alguns aspectos, como no problema de perdoar pecados.
Comentando S. João 20: 23, diz o doutor exegeta Dr. Adão Clarke o seguinte:
"É certo que Deus unicamente pode perdoar pecados; e seria não somente blasfêmia, mas também crasso absurdo, dizer que qualquer CRIATURA PUDESSE PERDOAR A CULPA DE UMA TRANSGRESSÃO COMETIDA CONTRA O CRIADOR. Os apóstolos receberam do Senhor a doutrina da reconciliação e a doutrina da condenação. Os que em conseqüência de Sua pregação cressem no Filho de Deus, tinham perdoados os seus pecados; e os que não cressem, permaneciam na condenação." 
Pedro ñ foi papa, porque este reinvindica para si poder que Pedro não tinha (perdoar pecados...) e porque nem mesmo pôde ser considerado líder dos outros líderes espirituais (como quer o papado).
Resumindo, a pedra é cristo Jesus, Pedro foi um dos apóstolos que como homem deu sua contribuição no erguimento da igreja assim como os outros apóstolos. As chaves são um simbolismo da autoridade que a verdade na boca de qualquer um dos “discípulos” de Jesus têm em todos os tempos. Autoridade para pregar e para ajudar na salvação de outros.
 É certamente confortador crer que a igreja não esteja fundada sobre um homem frágil e vacilante como Pedro, que no momento em que o Mestre mais dele carecia o negou. Embora admiremos a Pedro e nos alegremos por sua nobre confissão, agradeçamos a Deus por Sua Igreja estar fundada sobre o "Príncipe da Paz", a "Rocha Poderosa", o "Fundamento Indestrutível" o "Nome Maravilhoso" o "Deus Forte" isto é, Cristo Jesus.
Nota
Este trabalho pesquisado em várias fontes, recebeu a melhor orientação das seguintes obras:
1.    O Problema Religioso na América Latina de Eduardo Carlos Pereira  
2.    A Obra Apologética de Pedro Apolinário e
3.    O Comentário Adventista.

Um comentário:

Unknown disse...

MUITO BOM E BEM EXPLICATIVO SO NÃO ENTENDE QUEM NÃO QUER.

Postar um comentário